Erro de diagnóstico

Atualizado: 5 de Nov de 2019

Você conhece as consequências de um erro de diagnóstico?

Palavras-chave: #errolaboratorial #responsabilidadeobjetiva #responsabilidadedomédico


Erro médico exame diagnóstico

A atual novela das 19h da Rede Globo, Bom Sucesso, traz à tona um assunto bastante interessante: o erro de diagnóstico. Na ficção o assunto foi tratado com a troca de resultados de exames médicos, que fizeram a personagem principal acreditar ter poucos meses de vida.


Contudo, na vida real, o erro de diagnóstico engloba diversas situações, por vezes, muito prejudiciais ao paciente.


O erro de diagnóstico pode ser analisado de diversos ângulos. O primeiro deles é o erro laboratorial, que se refere ao erro nos resultados de exames. A relação laboratório-paciente é considerada consumerista, ou seja, trata-se de relação de consumo, regulada pelo Código de Defesa do Consumidor, cuja responsabilidade é objetiva.


Após essa situação temos outra face do erro de diagnóstico, que ocorre caso o médico, diante de erro grosseiro ou erro cuja sua especialidade torne indispensável a constatação, deixe de realizar outros exames para averiguar a real situação do paciente e submetendo-o a procedimentos e tratamentos desnecessários.


Decorrendo danos de tais situações nasce o dever de indenizar.


BRITO ADVOCACIA

E-mail: brito-dalpiaz@outlook.com

Letícia Moura de Brito, OAB/RS 114302

www.britoadv.com


#imprudência #imperícia #negligência #direitomédico #errolaboratorial #responsabilidadeobjetiva #responsabilidadedomédico #erromédico #errodediagnóstico #indenização #danomaterial #danomoral #danoestético #novohamburgo #portoalegre #determinação #presente #advocaciaempreendedora #empreendedorismojuridico #jurídico #advocaciaporamor #advocaciacivel #direito #concursos #lei #leitura #jurisprudência #justiça #britoadvocacia #advocacia #escritoriodeadvocacia

DRA. Letícia Moura de Brito

advogada

OAB/RS 114302

Brito advocacia

sociedade individual de advocacia

oab/rs 8.984