Imprudência, imperícia e negligência

Atualizado: 5 de Nov de 2019

Você sabia que imprudência, imperícia e negligência são coisas diferentes?

Palavras-chave: #imprudência #imperícia #negligência #direitomédico


imprudência médico imperícia negligencia erro medico cicatriz cirurgia grande estetica medico grosso estupido sem paciencia medo saude cirurgico responsabilidade do medico direito medico

Tais elementos são muito utilizados na responsabilidade civil para definir a culpa do agente na ocorrência do dano.


Nesta publicação, nossa intenção é tratar desses elementos sob a ótica do direito médico, já que faremos uma sequência de posts falando da responsabilização civil dos médicos.


Então, nossos exemplos serão voltados para essa área, mas, é importante salientar, que esses cenários podem ser identificados em diversos outros âmbitos, como no trânsito, por exemplo.


Assim, iniciando as definições, verifica-se que a IMPRUDÊNCIA refere-se ao agir sem cautela. A conduta imprudente é aquela apressada, afoita, impaciente, precipitada. A título de exemplo, podemos citar o cirurgião que por pressa lê equivocadamente o nome do paciente e faz o procedimento errado, dá alta precoce, não espera o anestesista e causa a morte do paciente ao aplicar ele mesmo a anestesia, entre outros.


Já a IMPERÍCIA ocorre quando há inobservância de normas técnicas, quando há inexperiência do profissional. É o caso de cortes mal feitos que deixam cicatrizes muito feias e procedimentos cirúrgicos feito de maneira errada.


Em seu tempo, a NEGLIGÊNCIA é uma omissão, que ocorre quando o médico deixa de fazer algo por desleixo, como informar o paciente das precauções e cuidados que ele deveria ter no pré ou pós-operatório, esquecer objetos dentro dos pacientes ou deixar o feto "passar do tempo".


Continuaremos nas próximas publicações a tratar da responsabilidade por erro médico e por erro de diagnóstico, situações nas quais é fundamental conhecer as definições de imprudência, imperícia e negligência.


BRITO ADVOCACIA

E-mail: brito-dalpiaz@outlook.com

Letícia Moura de Brito, OAB/RS 114302

www.britoadv.com


#responsabilidadedomédico #erromédico #errodediagnóstico #indenização #danomaterial #danomoral #danoestético #novohamburgo #portoalegre #determinação #presente #advocaciaempreendedora #empreendedorismojuridico #jurídico #advocaciaporamor #advocaciacivel #direito #concursos #lei #leitura #jurisprudência #justiça #britoadvocacia #advocacia #escritoriodeadvocacia

217 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo