Violência Doméstica - Alterações na Lei Maria da Penha

Atualizado: 5 de Nov de 2019

Palavras-chave: #violenciadoméstica #mariadapenha #medidaprotetiva


lei maria da penha alteraçoes recentes feminismo força da mulher denuncie abuso de parceiro violencia domestica medida protetiva
Lei maria da penha

Nos últimos dias foram sancionadas algumas leis que alteram a Lei Maria da Penha (Lei 11340/2006.


Dentre as mudanças está a determinação de que a mulher em situação de violência doméstica e familiar tenha prioridade para matricular seus dependentes em instituição de educação básica mais próxima de seu domicílio, ou transferi-los para essa instituição.


Essa providência será efetivada mediante a apresentação dos documentos comprobatórios do registro da ocorrência policial ou do processo de violência doméstica e familiar em curso. É importante frisar que serão sigilosos os dados da ofendida e de seus dependentes, matriculados ou transferidos.


A determinação de matrícula ou transferência enquadra-se no rol das Medidas Protetivas de Urgência à Ofendida e será cumprida independente da existência de vaga na instituição de ensino.


Além disso, outra alteração determinou que em todos os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, feito o registro da ocorrência, deverá a autoridade policial, de imediato, verificar se o agressor possui registro de porte ou posse de arma de fogo.


Na hipótese de existência, a autoridade policial deverá juntar aos autos essa informação, bem como notificar a ocorrência à instituição responsável pela concessão do registro ou da emissão do porte.


Com isso, recebido o pedido da ofendida, cabe ao juiz, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, determinar a apreensão imediata de arma de fogo sob a posse do agressor.


Fontes: Lei 11340/06, Lei 13882/19, Lei 13880/19.


BRITO ADVOCACIA

E-mail: brito-dalpiaz@outlook.com

Letícia Moura de Brito, OAB/RS 114302

www.britoadv.com


#violencia #penha #lei11340 #novohamburgo #portoalegre #determinação #presente #advocaciaempreendedora #empreendedorismojuridico #jurídico #advocaciaporamor #advocaciacivel #direito #concursos #lei #leitura #jurisprudência #justiça #britoadvocacia #advocacia #escritoriodeadvocacia

13 visualizações0 comentário